Notícias

Fisco prepara fiscalização a 200 mil contribuintes

Escrito em 3 de Abril de 2012 | por :

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a informar 200 mil comerciantes da obrigatoriedade de programas de facturação certificados a partir de Abril e já anunciou que 150 inspectores vão correr o país para fiscalizar os novos programas.

A Autoridade Tributária e Aduaneira já anunciou que 150 inspectores vão correr o país para fiscalizar os novos programas.

Estes programas de certificação, previstos no Plano Estratégico de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras, apresentado no final do ano passado como uma medida de reforço do combate à fraude fiscal e à economia paralela, são obrigatórios para os contribuintes com um volume de negócios superior a 100 mil euros.

O ministério das Finanças, em comunicado hoje divulgado, assume que os novos programas certificados vão garantir maior transparência no momento de pagamento de bens e serviços, nomeadamente no que diz respeito ao apuramento e liquidação de IVA, “impedindo a adulteração de facturas e dos consequentes registos contabilísticos”.